Gerencia de riesgos y seguros - Número 121

Menu
Editorial

Editorial

By In Sin categoría @pt-pt On 22 June, 2015


Meio ano se passou

Estamos chegando ao final do primeiro semestre de um ano que passou tão rápido que tivemos de adaptar algumas resoluções de Ano Novo para responder aos diversos desafios que surgiram ao longo desses meses.

Vivemos a era do imediatismo (com um simples “clique” temos um mundo de possibilidades à nossa disposição) e do hedonismo (com um desejo tal de ter satisfação ilimitada que, se não gostamos de algo, nós a mudamos), o que faz com que muitas vezes esqueçamos que, para obter certos êxitos, há que saber esperar e trabalhar para alcançá-los.

No entanto, estes também são tempos de “compromisso”, em que o mundo está enfrentando uma implacável competição global de talentos, idéias e capital. Portanto, é preciso deixar de fazer tudo aquilo que não agregue valor. Temos que conseguir fazer mais com menos e aproveitar o esforço e as capacidades daqueles que estiverem dispostos a isso.

O início da mudança é exatamente o compromisso, que significa estarmos convencidos de que só assim, sendo exigentes com o quanto fazemos e entendendo que nada é intocável, contribuiremos para facilitar que o conhecimento ultrapasse o círculo técnico onde é gerado.

Abrimos este número com a entrevista de Filomeno Mira, quem, no final do ano passado, recebeu a Honra AGERS em reconhecimento por sua contribuição para a Gerência de Riscos na Espanha e na América Latina e que, de sua torre de observação que é sua ativa aposentadoria, nos relata o desenvolvimento alcançado por esta disciplina na Espanha.

O entrevistado seguinte é Aristóbulo Bausela, que desde 2013 ocupa a mais alta responsabilidade executiva da MAPFRE na Área Regional América Latina Sul e que recentemente foi nomeado, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2017, CEO da Área Territorial da América Latina. Ele aponta como o desenvolvimento do negócio Global Risks tem vital importância em alguns países da região, como Chile, Peru e Colômbia.

Encerramos a seção Entrevistas com a entrevista feita com Carlos Roveran, Gerente de Riscos da BRF, gestor dos riscos operacionais e financeiros de uma das principais companhias alimentos e bebidas do mundo, presente em mais de 120 países nos cinco continentes.

Na seção Atualidades apresentamos algumas das principais atividades desenvolvidas no primeiro semestre de 2016 pelas duas associações espanholas de gerência de risco – AGERS e IGREA –, pela Federação Europeia de Associações de Gerentes de Riscos (FERMA), pela Fundación Inade e pelo Instituto Atlântico do Seguro. Nesta mesma seção mostramos  a presença internacional da MAPFRE GLOBAL RISKS em vários eventos durante a primeira metade do ano.

A seção Artigos traz desta vez quatro novas contribuições. A primeira, de origem acadêmica, é um resumo da monografia de pesquisa intitulada: “MODELO DE GESTÃO INTEGRADA DE RISCOS PARA O SETOR ATUNEIRO”, escrita por Robert Ugalde e Joseba Iñaki De la Peña, do Departamento de Economia Financeira 1 da Universidade do País Basco, que ganhou o IV Prêmio de Pesquisa Julio Sáez.

No segundo artigo, Felipe Buhígas, Diretor Comercial e de Marketing da SOLUNION Seguros de Crédito, discute a gestão do risco do crédito comercial, instrumento que protege a empresa em suas operações, acompanhando-a em seu desenvolvimento comercial e equipando-a com os meios necessários para se proteger contra os riscos a que está exposta no exercício de sua atividade.

O terceiro artigo, escrito por Ángel Escorial, Diretor Geral da RISKIA, tem como objetivo expor as ferramentas desenvolvidas na Espanha para simplificar e facilitar a Análise de Riscos Ambientais necessária para o estabelecimento das garantias financeiras previstas na Lei 26/2007 de responsabilidade ambiental.

O quarto dos artigos publicados é uma amostra de uma das características que distinguem nossa revista, na qual apostamos porque facilita a gestão do conhecimento de nossos leitores. Nele, seu autor Ángel Gil, CEO da RenderSide, nos mostra as vantagens das novas tecnologias e especificamente destas de que trata o trabalho, Realidade Virtual e Realidade Aumentada, e como elas podem se adaptar para serem usadas em diversos formatos.

Após o relatório elaborado pelo Serviço de Estudos da MAPFRE sobre “Tendências de crescimento dos mercados da América Latina 2016”, abrimos uma nova seção que, sob o título “Opinião da Região”, apresenta nesta primeira vez, um interessante resumo audiovisual sobre os três países – Chile, Colômbia e Peru – que têm apresentado um crescimento sustentado na região Sul da América Latina.

Por fim, um artigo da Área de Engenharia da MAPFRE GLOBAL RISKS (ITSEMAP) apresenta os fatores que afetam a sinistralidade na atividade de geração de eletricidade em Parques Eólicos.

Esperamos que esta linha editorial seja de seu agrado e incentivamos você a compartilhar e divulgar nossa publicação.

Obrigado por nos acompanhar


About the Author

rv_fundacion

Comments are closed here.